Tudo sobre: Cruzeiro Marítimo


Viagens de navio realmente parecem um sonho: luxo, esportes, música, gente bonita, trajes pequenos, trajes de gala, cassino e paisagens de perder o fôlego. Quem já foi garante que é uma das viagens mais bonitas e inesquecíveis que exitem.

A temporada oficial de cruzeiros no Brasil tem início em novembro e se estende até o mês de abril. Então já é um ótimo momento para você começar a pesquisar e já se preparar para escolher a sua viagem.


Como escolher seu Cruzeiro Marítimo:


Antes de embarcar é preciso ficar atento na hora de escolher em qual dos navios você vai passar seu tempo livre. A duração da viagem, programação, promoções, facilidades para compra influenciam, mas o perfil dos passageiros é um dos fatores decisivos. Há cruzeiros para apreciadores de arte, esportistas, festas, jogos, para quem valoriza qualidade de vida, para os que curtem beleza e moda e até para torcedores de futebol. Verifique antes da compra do seu cruzeiro as cidades que o navio irá percorrer e toda a programação oferecida para a sua estadia.

As facilidades para este tipo de viagem são inúmeras e as agências parcelam toda a sua viagem e você pode optar entre pagar a vista, exija desconto, ou parcelado, começando a pagar antes do embarque você poderá estar com a viagem paga quando chegar a data e pensar em dinheiro apenas para os custos dentro do navio e nos passeios em terra firme.


Documentação:


Para viagens nacionais, é preciso levar um documento de identidade (como o RG ou a carteira de motorista). Para viagens internacionais, um passaporte com no mínimo seis meses de validade.

Embarque:


Verifique com antecedência a melhor maneira de chegar ao porto de partida. Muitas companhias oferecem um serviço opcional de traslado (por exemplo, de São Paulo para Santos).

 


O que levar na mala:


Leve roupa suficiente para todos os dias de duração da viagem já que na maioria não é permitido levar ferro de passar roupa e o serviço de lavanderia é pago à parte. Esteja pronto para esta despesa caso surja.

As roupas básicas que você iria levar numa viagem à praia podem ser consideradas em um cruzeiro como base e acrescente os trajes específicos para os eventos que possam ocorrer (consulte na agência se haverá jantar de gala, baile a fantasia ou algum evento específico).

Recomenda-se não usar trajes de banho nos corredores. Leve saídas de praia, camisetas e shorts para facilitar a passagem da piscina para o interior do navio.

Além das roupas, não se esqueça de colocar na mala protetor solar, remédios (inclusive para enjoo) e máquina fotográfica. Muita gente também gosta de levar binóculos para curtir melhor a vista.


Como pagar a bordo em um Cruzeiro Marítimo?


Ao embarcar, o hóspede recebe um cartão magnético que será utilizado para pagamento das despesas a bordo. Na ocasião, defina como serão quitadas as despesas efetuadas: em dinheiro (em dólar americano ou euros) ou com cartões de crédito com validade internacional. Não são aceitos reais, cheques ou cartões de débito automático.


Refeições:


Caso não queira pensar em gastar com comida na sua viagem, escolhe a opção All Incluse que nada mais é do que a viagem com todas as refeições e bebidas incluídas, ou seja, você poderá comer e beber o que quiser sem pagar, já está incluído no valor da viagem. Evite comer ou beber demais, principalmente se essa é a sua primeira viagem, intoxicações alimentares são comuns e você não irá querer estragar a sua viagem ficando doente não é mesmo?
Antes de partir...

Confira horário de embarque na passagem. Os procedimentos em geral, começam quatro horas antes da saída e termina duas horas antes. Costuma haver filas e tempo de espera. Então calcule sua chegada para não se estressar.

As imagens românticas de despedida das pessoas em terra podem até animar o viajante, mas as companhias marítimas orientam a se despedir de parentes e amigos em casa e seguir despreocupado para o porto. Isso por questões operacionais (sempre é uma multidão que embarca) e de segurança. E lembre-se, o acesso ao navio é limitado ao pessoal em serviço e aos hóspedes para embarcar e em trânsito. Não dá para convidar um amigo para conhecer sua cabine se ele não tiver comprado o bilhete.