O Jardim Botânico de Buenos Aires



Depois de conhecer o lindo Jardim Japonês de Buenos Aires, agora é hora de conhecer o Jardim Botânico de Buenos Aires também denominado como, Jardim Botânico Carlos Thays da Cidade Autônoma de Buenos Aires, é um Jardim botânico que se encontra próximo aos bosques do bairro de Palermo da capital federal da Argentina, a Cidade Autônoma de Buenos Aires. Foi inaugurado em 7 de setembro de 1898. Atualmente o botânico tem 69.772 m², nos que se encontram além de 5.500 espécies vegetais, diversas esculturas.

* Esculturas, estufa e árvores no Jardim Botânico de Buenos Aires. *


Como surgiu o Jardim Botânico de Buenos Aires


Foi desenhado por Carlos Thays e inaugurado em 7 de setembro de 1898. Thays e sua família viveram na mansão de estilo inglês que aqui se encontra, durante os anos nos que foi Diretor de Parques e Passeios da Cidade de Buenos Aires (1892-1898). Atualmente é o edifício central do parque.


Plantas do  Jardim Botânico de Buenos Aires


Aqui se encontram os três estilos principais da jardinagem paisagista: o simétrico, o misto e o pitoresco, recreados nos jardines romano, o francês e o oriental.

- O jardim romano: Aqui se tem reunido as espécies vegetais que o botânico romano do século I de nossa era Plínio, o Jovem tinha em sua vila dois Apeninos, tais como cipreses, Álamos, e Laureles.

- O jardim francês: Com desenho simétrico de estilo francês do século XVII ao século XVIII.

- O jardim oriental: Também conta com zonas onde as plantas se ordenam de acordo com sua origem; de Ásia se apreciam exemplares Ginkgo biloba; da Oceania, com Acácias, Eucaliptos e Casuarinas; da Europa, com carvalhos, avellanas e olmos; e da África, com samambaias, palmeiras e árvores da borracha. Além dos Estados Unidos provém as sequóias, porém fazendo especial  acervo da flora argentina.

* Papai do céu de me arruma um boy magya para ontem? Por favor? rs!!! Escultura do Jardim Botânico de Buenos Aires. *

Também se encontram setores onde os espécies vegetais se ordenam sistematicamente, segundo a classificação taxonômica.

Dentro de seu perímetro se encontra a Escola Municipal de Jardinagem Cristóbal María Hicken dependente do Ministério de Educação da Cidade Autônoma de Buenos Aires.

O lugar conta com 33 obras de arte entre esculturas, bustos e monumentos. São destaques: Os primeiros Frios do catalão Miguel Blay e Fábregas; Sagunto de Querol e Subirats; Figura de mulher da tucumana Lola Mora; Saturnalia em bronze patinado por Ernesto Biondi.

Outro dos atrativos do Jardim Botânico são suas cinco estufas. Sendo destaque a estufa maior, de estilo art nouveau, que foi premiado na Exposição de Paris de 1899, tem 35 m de largura e 8 de altura, por seu diseño, se considera que é o único de seu tipo que se conserva no mundo.

* Plantas, flores, esculturas do Jardim Botânico de Buenos Aires. *

A Biblioteca Botânica conta com 1.000 livros e 10.000 publicações de todo o mundo, livremente disponíveis pelos visitantes, e o Museu Botânico.

Cabe destacar a grande ajuda que brindou o Engenheiro Agrônomo Benito Carrasco na concretização de várias destas obras; e que hoje podemos desfrutar no Jardim.

A zona residencial adjacente ao parque se conhece informalmente como Botânico, sem ser um bairro oficialmente reconhecido, dentro do Bairro de Palermo.