O Parque das Ruínas em Santa Teresa - Rio de Janeiro



O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas é um parque público e centro cultural localizado nas ladeiras de Santa Teresa no Rio de Janeiro, o Parque das Ruínas tem uma das vistas mais bonitas do bairro e seu Centro Cultural possui programação para toda a família.


* Centro Cultural cheio de atrações de arte, músicas e teatro. Parque das Ruínas em Santa Teresa no Rio de Janeiro. *


Parque das Ruínas: História


De nome Palacete Murtinho Nobre, foi construído entre 1898 e 1902, para ser a residência de Laurinda Santos Lobo, uma herdeira dama da sociedade de rica e poderosa família que utilizava a casa quando estava na cidade do Rio de Janeiro. Seu palacete durante a década de 1920 foi um dos pontos mais badalados da vida cultural carioca e Modernismo na cidade. A casa de Laurinda era frequentada na época por figuras como Villa-Lobos, Tarsila do Amaral e a bailarina Isadora Duncan. Em 1993, o Governo do Estado do Rio de Janeiro tombou a propriedade e, em 1997, foi inaugurado no local o Parque das Ruínas. As ruínas apresentam hoje um estilo que mistura tijolos aparentes, combinados com estruturas metálicas e estruturas em vidro.


* Tijolos aparentes, metal e vidro. Moderno e antigo ao mesmo tempo. Assim é o Parque das Ruínas em Santa Teresa no Rio de Janeiro. *


Parque das Ruínas: Centro Cultural


O Centro Cultural Parque das Ruínas é um espaço da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, dedicado à produção das mais diversas formas de expressões artísticas: teatro, exposições diversas, shows de música, apresentação de filmes e danças. Conta também com um café, além da vista incrível da cidade podendo ser observado lá de cima em seu mirantes dezenas de pontos turísticos cariocas como: o Centro, a Lapa e toda a Baía de Guanabara.


*  O Parque das Ruínas em Santa Teresa, tem uma das vistas mais lindas do Rio de Janeiro. Dá para observar de lá de cima grande parte da cidade e a Baía de Guanabara. *


Parque das Ruínas: O Passeio


O passeio pelo Parque das Ruínas é visita obrigatória para quem visita o bairro de Santa Teresa e deve sim ser incluído no seu roteiro de viagens. As exposições temporárias de arte e fotografias em meio ao antigo palacete são imperdíveis. As ruínas de tijolos aparentes se tornam modernas em meio as escadas de metal e vidro que compõem sofisticação e modernidade em um ambiente cheio de história. A vista de seu mirante contemplando grande parte do Rio de Janeiro onde dezenas de locais podem ser identificados de sua vista panorâmica fazem valer cada degrau subido em suas escadarias. 





Parque das Ruínas: Como Chegar


O Parque das Ruínas está localizado pertinho da estação Curvelo no bairro de Santa Teresa

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa - Rio de Janeiro - RJ

Telefones: (21) 2215-0621 - (21) 2224-392

Metrô e Ônibus: 

- Metrô Carioca + Bonde de Santa Teresa
(saltar no Largo do Curvelo)

- Metrô Carioca + Ônibus 006, 007 ou 014
(partindo do Castelo, saltar no Largo do Curvelo)

- Metrô Glória + Serviço de vans
(Serviço de vans em frente do Banco Itaú. Saltar na Rua Dias de Barros, no Largo do Curvelo)