Passeio de barco em Arraial do Cabo - Rio de Janeiro


Passear de barco em Arraial do Cabo, cidade da região dos lagos no Rio de Janeiro, certamente é um dos passeios mais típicos do local e já adianto que vale muito a pena!


De onde saem as embarcações?


Os passeios partem da Praia dos Anjos, se você não está hospedado na cidade e for de ônibus de Cabo Frio, Búzios ou arredores, pergunte ao motorista se o ônibus passa na Praia dos Anjos e peça para descer lá. A avenida em frente a praia é uma das mais movimentadas da cidade então certamente o ônibus irá passar por lá.


Como escolher o barco e preço?


Chegando na Praia dos Anjos do ponto onde partem os barcos você verá uma infinidade de pessoas anunciando os passeios nos mais variados barcos, preços, tamanhos, modelos e cores diferentes. Pergunte ao vendedor quais praias o barco passa, porque nem tem todos tem o mesmo roteiro (embora sejam quase iguais). Fique atento também ao tempo do passeio tem barcos que oferecem 4 horas outros 3 e isso vai influenciar na quantidade de tempo que você terá para aproveitar as paradas e sim você irá querer ficar mais!

Pergunte ao vendedor também quais benefícios o barco oferece, alguns oferecem água e refrigerantes incluídos no preço e também vendem cervejas, batidas, entre outros.

Fique atenta também às questões de segurança: veja se o barco oferece coletes salva vidas, mesmo estando de férias é preciso tomar alguns cuidados que nem sempre lembramos!

Muitos hotéis e hostels da região também vendem esse passeio, se quiser já chegar na em Arraial do Cabo é mais fácil.

A faixa de preços dos passeios gira em torno de R$ 40,00, mas varia dependendo do tempo do passeio e do tamanho do barco.


O Roteiro


Passear de barco por si só já é um evento! Quanto mais distante da praia, mais azul o mar fica e junta céu e mar tudo azul numa infinidade de tons que fica deslumbrante!


1 - Prainhas


São duas praias de areia fina e branca de mar clarinho e água gelada. A faixa de areia é pequena e a parada é rápida.

* Prainha em Arraial do Cabo: a primeira parada do passeio, hora de colocar o pé na areia e sentir a água gelada! *



2 - Gruta Azul


Sua abertura tem 3 metros de largura e dentro dela existe um salão de 15 metros de altura, com suas paredes internas em tons dourados e prateados. Outro trecho que não parada, apenas passa na frente. Nessa região, para dias com muita sorte, é possível ver golfinhos e tartarugas nadando.


* A famosa gruta azul que encanta mergulhadores pelas belezas escondidas. *


3 - Fenda de Nossa Senhora Aparecida


A origem vem da história de um pescador que em 1721 encontrou ali uma estátua de Nossa Senhora Aparecida. Não há parada nesse ponto e o barco passa perto em alto mar.

* Fenda de Nossa Senhora a Imagem no meio das pedras de longe e em close. *


4 - Ilha do Farol


Passeio obrigatório de todo barco que faz passeio em Arraial. Está localizada em uma reserva ecológica e sob a proteção da marinha e quantidade de pessoas que entra na praia são controladas diariamente. Considerada a praia mais perfeita do Brasil, suas águas são incrivelmente transparentes e geladas e a sua areia muito branca. O mar é claro e suas cores variam de tonalidades, as águas calmas são um convite para entrar e não querer sair de lá. A parada nessa praia dura em torno de 45 minutos em média. Em dias de mais movimento pode até ser menor essa parada, porque os demais barcos ficam ancorados esperando a sua vez.

* A Ilha do Farol: a praia mais perfeita do Brasil e você entende perfeitamente o porquê deste título quando chega lá. Não deixa absolutamente nada a desejar a nenhum mar de Caribe. *


5 - Praia do Forno


Nesse ponto o barco não chega perto da praia, mas dá uma parada rápida ainda dentro do mar para quem desejar mergulhar e nadar. E encerra o passeio retornando a Praia dos Anjos de onde é possível fazer a trilha e de fato ir até a praia do Forno, detalhes aqui.

* Ponto final do passeio os barcos não chegam nem perto da Praia do Forno, apenas fazem uma parada rápida para quem quiser nadar. *