Visita ao Palacio La Moneda - Santiago, Chile


O Palácio La Moneda é um dos maiores cartões postais de Santiago e um passeio imperdível para quem visita a capital chilena e além de ver o Palácio todo por fora saiba que para quem quer conhecer ainda mais sobre o Palácio la Moneda no Chile, saiba que visitadas guiadas são realizadas gratuitamente mediante agendamento prévio.

* Pátio interno no Palácio La Moneda em Santiago do Chile. *


Palácio de La Moneda: História


O Palácio de La Moneda é a sede do poder executivo e um dos símbolos mais representativos da história política do país. Projetado pelo arquiteto Joaquín Toesca, este palácio é a principal obra do neoclassicismo no Chile. Foi inaugurado em 1805 para servir como sede da Royal Mint de Santiago para a cunhagem de moedas. Em 1846, o presidente Manuel Bulnes mudou-se para que a construção da casa do governo, se tornando o primeiro presidente a morar lá. O último foi Carlos Ibáñez del Campo em 1958.

* Salão interno no Palácio La Moneda decorado com as cores da bandeira chilena. *

O Palácio também se tornou o palco de um dos eventos mais decisivos na história do Chile, como foi o bombardeio sofrido em 11 de setembro de 1973. Após esse fato um grupo de arquitetos restauraram o palácio mantendo as linhas originais projetados por Toesca.

Desde então, tem sofrido algumas alterações como a pintura branca no final do século passado ou a remodelação da Praça da Cidadania, em que foi construído o Centro Cultural Palácio La Moneda. Foi declarado Monumento Nacional em 1951.


* Para quem deseja conhecer o Palácio a visita deve ser agendada com antecedência preenchendo um formulário de solicitação de visita. *


Palácio de La Moneda: Visita Guiada


Para realizar uma visita guiada no Palácio La Moneda e conhecer tudo por dentro é necessário preencher um formulário de solicitação de visita que você encontra aqui. Nesse formulário com todos os seus dados você informa uma data e horário para a sua visita e escolhe o idioma desejado, nessa etapa você já verifica a quantidade de vagas disponíveis em cada horário e por idioma. No dia marcado chegue com pelo menos 10 minutos de antecedência para que bolsas e mochilas sejam revistadas. Fotos podem ser tiradas dentro do Palácio, mas sem o uso de flash e filmagens não são permitidas. Na entrada você ganha um crachá de visitante e fique atento porque um documento original com foto tem que ser apresentado: RG ou passaporte. O ingresso é feito pela calle Alameda na parte detrás do palácio.


"Tem uma coisa que quero te contar. Depois que fui baleado, quer saber a primeira coisa que me veio à mente, antes de eu desmaiar? Moedas. Tenho oito anos de novo, e estou na Casa da Moeda dos Estados Unidos. Estou ouvindo um guia explicar como as moedas são feitas. Como são cortadas em chapa metálica. Como são margeadas e chanfradas. Como são cunhadas e limpas. E como todas as moedas são examinadas uma a uma, para o caso de ter passado uma com a menor imperfeição. Foi o que me passou pela cabeça."trecho do livro/filme: Querido John). Lembrei disso quando vi as moedas na visita ao Palácio La Moneda - Santiago, Chile. *


Palácio de La Moneda: Como Chegar


Endereço: Moneda, s/n

Metrô: La Moneda

Agende sua visita aqui