Cerro de La Gloria || Mendoza - Argentina


O Cerro de La Gloria é o mirante mais famoso da cidade de Mendoza na Argentina. Sobre o monte há um monumento com o mesmo nome - Morro da Glória - em homenagem à vitória do exército do general José de San Martin, que atravessou a Cordilheira dos Andes entre os dias 12 de janeiro e 8 de fevereiro de 1817, para vencer as tropas espanholas que resistiam à independência Argentina. Vencendo os espanhóis, San Martin acabou promovendo a independência do Peru e do Chile, mas, os revolucionários, cuja liderança era disputada entre Montevidéu e Buenos Aires, acabou perdendo o Alto Peru, atual Bolívia e a Banda Oriental, atual Uruguai.


* A paisagem com ares de deserto: céu limpo e azul. *

O Cerro de La Gloria fica a aproximadamente 1 hora de caminhada da Plaza Independência no centro de Mendoza e pode-se chegar ao topo do monte de automóvel ou através de trilhas para pedestres. Existem caminhos diferentes e pavimentados e cheio de mirantes tanto para quem sobe quanto para quem desce do morro. 


* Do alto do Cerro de La Gloria a visão plana da cidade. Mendoza, Argentina. *

Fiz o percurso na caminhada em um dia quente de sol e conforme vai se subindo a dificuldade de respiração aumenta pela altura muito acima do nível do mar. Leve ao menos uma garrafinha de água para facilitar a subida, a vista lá de cima é incrível de toda a cidade de Mendoza e a Cordilheira dos Andes e vale a pena realizar este passeio. Dá para chegar até o cerro atravessando o belíssimo Parque San Martin, mas vá por lá apenas se estiver disposto a caminhar e subir muitos degraus para chegar até o topo do Cerro de La Gloria


* Cerro de La Gloria localizado a 980 metros acima do nível do mar: prepare o fôlego. *


Cerro de La Gloria: Como Chegar


Endereço: Avenida Los Platanos s/n - acesso pelo Parque General San Martín.