Centro Histórico - Curitiba


Um lugar cheio de história com seus casarões e igrejas antigas bem conservados. Um passeio que vale a pena ser realizado para dar de encontro com arquitetura preservada, calçadas antigas e cores vibrantes.

O Centro Histórico de Curitiba também conhecido como Largo da Ordem, representa o início da povoação do segundo planalto paranaense, onde foi oficialmente fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais em 1693. Esta região da cidade compreende o atual Bairro de São Francisco e parte do Centro de Curitiba.

* Igreja da Ordem: Construção de 1737, o mais antigo templo em pé da cidade. Restaurada em 1880 e em 1978, ano da 1 Festa da Ordem. *

O atual centro histórico de Curitiba é fruto de um constante processo de revitalização, onde diversos dos prédios históricos acabam por fazer parte do dia-a-dia da comunidade, seja como centros culturais, bares, restaurantes, lojas, museus e teatros. Assim, achou-se uma forma me manter a comunidade local ligada as suas origens e o centro histórico acaba por ser um ponto de parada obrigatório para quem visita Curitiba.

* Bares com mesas espalhadas pelas calçadas para um happy hour animado ou uma noite ao ar livre. *

A noite os bares com mesas e cadeiras na calçada tornam movimentada a noite dos curitibanos e turistas que querem ouvir música ao vivo, conversar, ver se ser visto.

Aos domingos funciona a maior feira de artesanato, cultura e gastronomia de Curitiba, com mais de 2000 expositores, na qual circulam vinte cinco mil pessoas aos domingos.

* Sociedade Garibaldi, edificação de 1900 sede da sociedade criada em 1883 para integrar e auxiliar os imigrantes italianos. Importante endereço do movimento operário do início do século XX, foi confiscada pelo Estado na II Guerra Mundial. Foi Palácio da Justiça e Tribunal Regional Eleitoral. Retornou à colônia italiana em 1965. *

Vale a pena conhecer também as igrejas Nossa Senhora do Rosário de São Benedito a segunda igreja de Curitiba, construída por escravos em 1737. Era a igreja dos pretos de São Benedito. Além da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas que foi construída em 1737, é a mais antiga da cidade.

Atrações tanto de dia como a noite não faltam para tornar o seu passeio pelo Centro Histórico de Curitiba culturalmente e turisticamente bastante divertido.