Antonina é uma das mais antigas povoações do Paraná, tendo sua região sido perlustrada a partir do século XVII. Cidade histórica cujos primeiros vestígios da ocupação foram encontrados nos sambaquis. Posteriormente índios carijós habitaram o local sendo que os primeiros povoadores datam de 1648 e 1654. Além da extraordinária beleza natural paisagística, Antonina possui no seu calçamento de pedras e nas suas ruínas, histórias, as quais enriquecem o seu patrimônio. O município oferece ainda, diversos atrativos turísticos.
Antonina: O que ver
- Igreja Matriz
- Baia de Antonina
- Teatro Municipa
- Praça Coronel Macedo
- Ruínas do Casarão Macedo
- Estação Ferroviária
- Igreja de São Benedito
Antonina: Tour Saindo de Curitiba
Muitos passeios que saem de Curitiba até Morretes também incluem um tour rápido em Antonina parando no alto da Baia de Antonina para ver o mar e tirar fotos onde o guia faz uma breve explicação sobre a fundação da cidade e sua importância. Logo após a praça central é apresentada com todos os seus casarões históricos e a igreja matriz.
Antonina: Como Chegar
É possível chegar na cidade através da BR-277, pela antiga Estrada da Graciosa, por ferrovia e através do porto, que foi recentemente reativado, onde também se localiza a sede do município. Criado através da Lei Estadual nº14 de 21 de janeiro de 1857, e instalado na mesma data foi desmembrado de Paranaguá.