* Igreja de Santa Rita em Paraty. Foto: arquivo pessoal. *
A cidade que agora é patrimônio cultural e natural da Unesco é linda sim e encantadora. Mágica, até eu diria. O Centro Histórico de Paraty é passeio obrigatório para quem visita a cidade. E você precisa dar umas voltinhas por lá em pelo menos duas ocasiões: de dia e de noite.
* Encontrar poças de água nas ruas de Paraty é tradição. Foto: arquivo pessoal. *
De dia para poder observar com calma a arquitetura colonial das antigas casas que hoje são belas lojas e restaurantes e poder andar devagar pelas ruas de pedras, que sim, são bem escorregadias mesmo secas, e a aqui a dica básica é: não use sapatos de salto para esse passeio, sandálias baixas, chinelos e tênis são os calçados mais adequados para caminhar pelo lindo Centro Histórico de Paraty.
* Visitar o Centro Histórico de Paraty a noite é sem dúvidas uma emoção, as ruas possuem uma iluminação amarelada que dão um charme todos especial aos casarões antigos. Foto: arquivo pessoal. *
Caminhar a noite pelo Centro Histórico é um passeio romântico onde você poderá encontrar muitos casais apaixonados jantando nos charmosos restaurantes, mas caso você esteja sozinha (o) também vale curtir e se perder pelas ruas de pedras com iluminação escura que dá ainda mais charme às construções.
No centro você encontrará lojas com lembrancinhas de todos os tipos, objetos de decoração requintados, roupas elegantes, restaurantes variados, lojas de doces, lojas de bebidas incluindo as famosas e deliciosas cachaças e as igrejas centenárias.