Cataratas do Iguaçu - Puerto Iguazu - Lado Argentino

  


Parque Nacional do Iguazú foi fundado em 1934 e corresponde ao lado argentino das Cataratas do Iguaçu, para se ter uma experiência completa em relação as Cataratas é preciso conhecer seus dois lados (argentino e brasileiro) já que um complementa o outro e para quem pergunta qual o lado mais bonito e qual lado vale mais a pena, minha resposta é categórica: visite os dois e tire suas próprias conclusões (se for capaz de opinar).

As grandiosas quedas d´água estão localizadas ao norte da província de Missiones na Argentina e possui enorme importância natural e riqueza ecológica e é considerado Patrimônio Mundial da Unesco desde o ano de 1984. A posição privilegiada do parque argentino permite que os turistas fiquem muito mais próximos das centenas de quedas d'água, como a famosa Garganta do Diabo, com 80 metros de altura.

O parque é muito bem estruturado e oferece conforto, compras e alimentação aos turistas. Ao longo da caminhada pela passarela qualquer um sairá ainda mais fascinado ao encontrar quatis, tucanos e lindas borboletas envolto do sons produzidos pelas águas e pelo ar úmido que compõem a trilha.


* A famosa Garganta do Diabo: se prepare para ficar de boca aberta com essa maravilha da natureza e tomar um banho inesquecível!!! *


Cataratas do Iguaçu: Garganta do Diabo


Garganta do Diabo é a maior, e mais majestosa e impressionante de todas as quedas. É dividida pela linha de fronteira entre o Brasil e a Argentina. A maioria das quedas de água (também chamadas de saltos) ficam em território argentino, mas de ambos lados obtêm-se belos panoramas.  Tem 150 metros de largura e 80 metros de altura. Prepare-se para se molhar e muito, impossível chegar perto da Garganta do Diabo e não ficar coberto de água.


* Passarela do Circuito Superior. *


Cataratas do Iguaçu: Circuito Superior


Mais uma atração das Cataratas do Iguaçu, 1,7 km de passarelas que passam por cima das águas que levam a observar as quedas de demais ângulos das quedas mais altas, possui 650 metros de comprimento, e oferecem uma vista panorâmica de todos os saltos.


Cataratas do Iguaçu: Circuito Inferior


Prepare-se para andar muito e se encantar ainda mais atravessando um trecho no meio da mata, as grandes atrações são os mirantes. A visão debaixo do saltos de água são impressionantes, vê-se bem de perto toda a grandiosidade e força das águas. Nesta parte prepare-se também para mais um banho.


* Trenzinho interno no Parque Nacional do Iguaçu em Puerto Iguazu, Argentina. *


Cataratas do Iguaçu: Como chegar


- Ônibus: o jeito mais barato pegue um ônibus em Foz do Iguaçu para Puerto Iguazu, Argentina, você pode descer na rodoviária e pegar um ônibus lá, mas geralmente no meio do caminho o motorista avisa a parada para vai nas Cataratas (desce no meio do caminho) dali você pegar outro ônibus que te leva na porta do Parque Nacional do Iguazú ou até mesmo um táxi.

- Transfer: o jeito mais confortável, várias agências em Foz do Iguaçu fazem esse passeio, pergunte no seu hotel/hostel se eles tem indicação

- Táxi: você também pode combinar com um motorista em Foz do Iguaçu e já deixar um preço fechado para ida e volta


Cataratas do Iguaçu: Dicas Importantes


- Leve RG para passar na imigração, sem RG ou passaporte não entra na Argentina

- Leve dinheiro do ingresso das Cataratas em pesos argentino, na portaria do parque não é aceito outro tipo de moeda

- Caso queira visitar o parque em mais um dia não esqueça de validar seu ticket na bilheteria e ganhar 50% de desconto na segunda visita consecutiva

- Vá de tênis, anda-se muito no parque todo e podem existir lugares escorregadios

- Para as meninas detalhe importante, não vá com máscara para cílios, estava usando uma no dia (a prova d'água) e as águas da Garganta do Diabo derreteram a bendita e fiquei com os olhos ardidos boa parte do passeio.