10 Dicas Para Arrumar a Sua Mala de Viagem



As férias estão chegando, que alegria! Mas com a sua viagem vem também a temida hora de arrumar as malas. Ou esquecemos alguma coisa ou exageramos em outras, não é mesmo? Para te ajudar neste momento confira 10 dicas para organizar a sua bagagem!


1) Qual mala é melhor?


A resposta é fácil: a mais leve possível! Para as viagens de longa duração, escolha a mala tradicional, pois as roupas ficam mais bem acondicionadas e amassam menos. “Já as sacolas ou mochilas são mais práticas para viagens curtas”.


2) Faça Perguntas


É preciso fazer uma série de perguntas a si mesmo antes de arrumar a mala. Isso evita que leve o seu guarda-roupa inteiro para a viagem. Por exemplo, quanto tempo você vai ficar no destino? Esta viagem é a lazer ou a negócios? O lugar é praia, serra, ecoturismo? Qual é a estação do ano naquele destino?

* Conjunto de malas infantis. *


3) Escolha Roupas Básicas


Procure separar peças que combinem entre si e evite roupas que chamem muita atenção. Roupas com muitos detalhes diminuem a variedade de combinações. Lembre-se que, por exemplo, dois biquínis com cores básicas podem formar quatro conjuntos diferentes. Pense quantos dias será a viagem e calcule uma peça para cada dia em média. Uma ou duas peças a mais evitam possíveis imprevistos.


4) Tecidos que Amassam


Ao organizar a mala, leve como regra que é preciso colocar por último na mala as peças que amassam mais. Uma dica é tentar dobrar a peça de forma que ela fique o mais esticado possível, de preferência, no sentido do comprimento. Em camisas, faça a dobra na parte de baixo. Assim a dobra ficará dentro da calça. Fácil, não?


5) Faça o Espaço Render


Comece a arrumação colocando os sapatos no fundo - se quiser as meias podem ir dentro dos calçados. Complete as frestas que sobrarem com cintos, lingeries e outros itens que podem ser enrolados. Logo acima vêm os jeans e moletons. A mala tem que ficar sempre o mais reta possível à medida que você coloca as roupas. Para isso nivele com camisetas, bermudas e outras peças.


6) Mochilão


Se você for fazer uma viagem do estilo ‘mochilão’ em algum destino, lembre-se que roupas sociais são desnecessárias, portanto, abuse das malhas. A melhor maneira é levar as camisetas, abrigos e tudo o que for de malha enrolados, pois acondicionam melhor na mochila.


7) Necessaire


Deixe de lado os potes grandes de hidratantes, xampus e condicionadores e leve uma pequena quantidade em frascos menores. Não há necessidade de levar as embalagens grandes. Esse conceito é válido para todos os produtos cuja embalagem original ocupa muito espaço. Compre cremes e xampus em embalagens menores e quando o produto acabar guarde o frasco vazio para usar na sua viagem.


8) Personalize sua Bagagem


Se você morre de medo de que alguém leve a sua bagagem por engano, a dica é personalizar a sua mala. É simples: malas pretas todo mundo tem, portanto, diferencie a sua colocando fitas bem coloridas, chaveiros e adesivos. No caso da fita, evite as verdes e as amarelas, pois são as cores mais encontradas. Procure um tom bem diferenciado. Cole um adesivo grande que logo que ela começar a rolar na esteira você poderá pegá-la. E sempre cole uma etiqueta com seu nome, telefone e e-mail ou algum contato em que você possa ser localizado, caso a mala seja extraviada.


* Malas pretas são fáceis de confundir então cole adesivos e não esqueça de colocar uma etiqueta com seus dados: nome, telefone e e-mail. *


9) Malas de Mão


São superimportantes, principalmente, nas viagens aéreas. Neste caso, reserve uma muda de roupas caso haja problema com extravio ou atraso do voo. Apenas não se esqueça que as companhias aéreas têm um peso máximo para estas bagagens e o tamanho também deve ser observado, pense no espaço pequeno abaixo da poltrona em que você poderá guardar a mala ou no bageiro. Quando a viagem é de carro ou ônibus podemos colocar os sapatos na mala de mão. Desse modo sobrará mais espaço na bagagem. É uma boa também levar uma agenda com alguns contatos e cópias dos seus documentos.


10) Mantenha a Organização


Nada melhor que manter uma mala organizada do início ao fim da viagem. Se você ficar em um mesmo hotel, a dica é desfazer a mala e arrumar as peças no guarda-roupas. À medida que for usando as roupas, dobre-as e coloque-as em sacos plásticos, desse modo na volta é só pegar o saco e colocar no fundo da mala. Não fará muito volume.