Hostel Acabou na Pandemia?


* Será o fim dos hostels? *

Muito se fala sobre a volta das atividades "normais" nesse período de flexibilização e pós-pandemia e muito tem-se falado sobre as novas medidas que serão adotadas pelo setor aéreo no retorno dos vôos.

Em muitos países e cidades já está acontecendo a retomada das atividades pelo setor hoteleiro com inúmeras regras de higiene para manter hóspedes e funcionários seguros.

Mas pouco (ou quase nada) tem-se falado sobre a retomadas dos hostels, a opção número um de hospedagem para quem busca viagens econômicas e pessoas que viajam sozinhas.

Os hotéis estão com vários protocolos super rígidos para que hóspedes e funcionários tenham o menor contato possível. Até as regras de café da manhã mudaram e muitos hotéis já não fornecem a antiga e vasta mesa de café self-service e oferecem a refeição no quarto do hóspede. Eventos estão cancelados e áreas comuns fechadas.

Mas e o hostel?



* Treliches no Babilônia Rio Hostel no Rio de Janeiro. Fonte: TripAdvisor. *

No caso do hostel as regras de distanciamento social ficam mais complicadas, já que muitos hotels trabalhavam apenas com quartos compartilhados e chegavam a colocar 10, 12, 16 e até mesmo 24 pessoas num único quarto apertado entre beliches e treliches, além de possuir também banheiros compartilhados. Parece coisa de outro mundo, e nesse momento é, pensar em um dormir em um quarto com mais de 10 pessoas de diferentes partes do mundo tão próximas assim, em tempos de pandemia global de Covid-19.

Quem fica em hostel sabe que as áreas comuns fazem muito sucesso para a socialização dos viajantes e em tempo de pandemia essas áreas teriam que ser fechadas e até o mesmo o café da manhã, teria que ser modicado.

Há também os casos de hostels que mesmo antes da pandemia não priorizavam higiene e limpeza e esses estabelecimentos talvez deixem de existir.

O que os hostels estão fazendo para se adaptar?

St Christopher's Inn, Prague
* Estúdio privativo do St Christopher's Inn em Praga. Fonte: Hosteis.com. *

Muitos hostels já estão modificando sua maneira de receber os hóspedes e passaram a oferecer quartos compartilhados apenas para grupos de amigos e familiares que chegarem juntos ao hostel e para os viajantes sozinhos estão oferecendo quartos privados.

Em alguns países da Europa, alguns hostel ainda oferecem quartos compartilhados para viajantes sozinhos, mas reduziram o número de pessoas em cada quarto e utilizam álcool em gel e máscaras.

Tem também aqueles hostels que antes mesmo da pandemia já ofereciam cortininhas entre as camas para dar mais privacidade aos hóspedes, mas seria essa uma medida eficaz contra o Coronavírus? Possivelmente não, porque já existem estudos que demonstram que a Covid-19 também pode contaminar pelo ar.


* Luck-Yimm Hostel em Bangkok na Tailândia oferece cortinha nas beliches para dar mais privacidade aos hóspedes em quartos compartilhados. Fonte: Agoda.com. 

Em São Paulo alguns hostel decidiram se adaptar e passaram a alugar quartos individuais para mensalistas.

Também poderão ficar mais populares as opções de barraca de camping para hospedagem individual, mas ainda assim haveria o compartilhamento das áreas comuns como banheiros, por exemplo que deveriam ser higienizados a cada utilização e provavelmente nenhum hostel conte com uma estrutura de limpeza dessas.

Outra opção interessante que já existe no Japão e pode se tornar mais popular são os hostéis e hostels cápsula, minúsculas cabines individuais.


* Capsule Hostel na Guatemala. Fonte: Booking.com. * 

O Hostel Acabou?


* Café da manhã no The Lights Hostel em Málaga na Espanha. Fonte: Booking.com. * 

Hostel não é apenas uma hospedagem é um estilo de vida que vai muito além de pagar um preço baixo por uma cama em qualquer lugar do mundo. Hostel é amizade, compartilhamento, descobertas e diversão. É você viajar sozinho e voltar com uma dúzia de amigos novos planejando trocentas viagens que nunca vai acontecer porque cada um mora num canto do país ou do mundo.

O hostel acabou? Claro que não, mas em tempos de pandemia global tudo que amamos em hostel não é recomendável, cozinha compartilhada com muitas pessoas cozinhando ao mesmo tempo, banheiros compartilhados, rodas de conversas para troca de experiências ou ficar num quarto com muita gente que você nunca viu na vida e muitas pessoas podem não se sentir seguras e confortáveis com esse estilo de vida nesse momento e opte por fazer viagens ficando em hotéis e para essas pessoas talvez hostel possa ter acabado. Infelizmente enquanto não houver vacina os hostels também passarão por mudanças deixando temporariamente de ser assim do jeitinho que amamos.