Guia de compras em Ciudad del Este - Paraguai


Ciudad del Este é conhecida pelos brasileiros como o paraíso das compras baratas fora do país e visita quase obrigatória para quem vai a Foz do Iguaçu. Mas muitas dúvidas surgem como por exemplo: em quais lojas comprar, o que comprar, que moeda levar e como pagar. Segue abaixo as minhas impressões de dois dias em Ciudad del Este:


Como chegar em Ciudad del Este:


Se você está em Foz do Iguaçu pode realizar esse trajeto de diversas formas:

  • Van: Existem empresas em Foz que fazem esse passeio, te buscam na sua hospedagem e te deixam nas lojas de Ciudad del Este, é prático e caro. Consulte na sua hospedagem alguma indicação desse serviço.

  • Táxi: Muitos táxis te levam também nesse trajeto, você combinar com o taxista um preço fechado para te levar até Ciudad del Este.

  • Mototáxi: No começo da Ponte da Amizade muitos mototaxistas estão por lá e eles podem te levar rapidinho para o lado paraguaio.

  • Ônibus paraguaio: Existem ônibus paraguaios que saem em frente do terminal de ônibus urbanos de Foz do Iguaçu, uma opção prática e barata

  • A pé: A maneira mais barata de sair de Foz do Iguaçu e chegar em Ciudad del Este é atravessando a Ponte da Amizade a pé, várias linhas de ônibus urbano de Foz passam em frente a Ponte, descendo lá basta seguir andando até atravessar a ponte e chegar  em Ciudad del Este. Devido ao trânsito extremamente pesado em todos os horários na Ponte esse é um jeito rápido de chegar ao Paraguai, a caminhada demora em torno de 10 minutos, muitos policiais ficam em trechos da ponte armados para garantir a segurança. 


Ciudad del Este: Lojas


A infinidade de lojas em Ciudad del Este te faz perder um pouco o rumo, é muita loja, muito shopping e muita galeria com todo o tipo de produto, então já chegue com uma listinha programada do que pretende comprar para não perder tempo.


1. Shopping del Este


É o primeiro que você irá encontrar assim que atravessar a Ponte da Amizade, logo à esquerda, e para quem não quer andar muito, ali mesmo você pode encontrar tudo o que precisa. É um shopping relativamente pequeno, mas encontra-se brinquedos e eletrônicos. Achei os preços dos cosméticos bons e com bastante variedade.

Endereço: Monseñor Rodriguez, s/n, Ciudad del Este, Paraguai


2. Monalisa


É a mais famosa loja de Ciudad del Este. Quem chega de carro ou ônibus a Foz do Iguaçu, vai de deparar com inúmeros outdoors na rodovia e vai te fazer querer muito conhecer a loja que é gigantesca. Subir todos os pisos de escada rolante e conhecer todos os andares é maratona. Lá você encontrará tudo o que imagina nos quesitos de perfumes e maquiagens das melhores marcas: Channel, Armani, Bulgari, etc. A loja dá desconto se você apresentar o RG, mesmo assim me senti pobre demais lá.

Endereço: Monseñor Rodriguez, 654, Cd. del Este, Paraguai


3. Mega Eletrônicos


Tudo o que você procura em eletrônicos irá encontrar ali. Celulares, tabletes, televisores. 

Endereço: Avenida Monseñor Rodríguez, s/n


* O Shopping Paris é lindo por fora e por dentro também. É aí que fica o Shopping China com um andar todinho com todos os tipos de produtos. *


4. Shopping Paris


Um shopping com muitas lojas e com enorme variedade de produtos, senão quiser andar muito no entorno vá direto lá e faça suas compras com conforto e qualidade. Malas, eletrônicos, brinquedos e roupas.

Endereço: Avenida Doctor Luis Maria Argaña, s/n


5 - Shopping China


O Shopping China ocupa todo o terceiro andar do Shopping Paris. É como um grande freeshop com tudo em perfumes, maquiagens, cosméticos, chocolates, brinquedos, roupas, malas, eletrônicos, bebidas, etc num só lugar. Lá os vendedores te explicam tudo sobre os produtos e sempre há ofertas do dia com bons descontos.

Endereço: Avenida Doctor Luis Maria Argaña, s/n


6 - Miss Rôse


Loja de maquiagens profissionais, bijuterias, bolsas e malas dentro do Shopping Paris. Boa variedade de cores (para ficar pirada em cada tom de vermelho maravilhoso dos batons) e tipos de produtos, paletas de sombras com cores lindíssimas. Não conhecia a marca, comprei batons e sombras, mas ainda não testei tudo. 

Endereço: Avenida Doctor Luis Maria Argaña, s/n


Ciudad del Este: Dicas Gerais


- Os valores de todos os produtos em todas as lojas na cidade são cotados em dólar. Você pode efetuar o pagamento em dólar americano ou reais se preferir (as lojas fazem a conversão).

- No quesito segurança, se você já fez compras na 25 de Março em São Paulo, por exemplo, não vai sentir muita diferença com a muvuca e os cuidados a se ter.

- Tome cuidado com seu dinheiro e verifique o produto comprado antes de sair da loja.

- Cuidado com as lojas que vendem produtos falsos e réplicas, muitas vendem produtos parecidíssimos com os produtos originais, desconfie de preços muitos fora da realidade.

- Cuidado ao comprar cartões de memória, comprei em uma loja e o cartão na hora de testar é reconhecido pelo celular com o tamanho que diz ter na embalagem, mas não grava nada do que é salvo.

- Tenha atenção com o limite de valores que podem ser comprados. Atualmente, o valor da cota de isenção é de US$300 (trezentos dólares) tanto para quem volta por via terrestre como de avião em aeroporto nacional. Se você for às compras em Ciudad del Este, por exemplo, e retornar à sua cidade em um voo saindo do aeroporto de Foz do Iguaçu, deverá respeitar a cota de US$ 500.