Coronavírus: Saiba mais sobre a doença e como cancelar a sua viagem


Amados viajantes agora o assunto é sério! Chegou a hora de desfazer as malas, guardar as mochilas e sossegar um tiquinho em casa. A pandemia de corona vírus decretada pela OMS é em consequência das inúmeras mortes causadas pela doença desde o seu surgimento e o número de pessoas, cidades e países infectados não para de aumentar. O coronavírus passou de uma doença local para uma pandemia global.

No Brasil já são mais de 121 casos confirmados e 1.496 casos suspeitos em 13 estados do país, a maior concentrações desses casos está em São Paulo e Rio de Janeiro.

Em São Paulo, o governo estadual já suspendeu as aulas nas faculdades públicas e escolas e orientou as redes particulares a fazer o mesmo, cancelou eventos esportivos e culturais. A ideia é a que a população evite aglomerações, mas ainda o que mais preocupa é o transporte público nas grandes cidades invariavelmente sempre lotado e com número elevado de passageiros em diversos horários de pico.

O que é o coronavírus?


Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Fonte: https://coronavirus.saude.gov.br


Como age o coronavírus?


O coronavírus causa infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esse vírus algumas vezes pode causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.

Período de incubação


De 2 a 14 dias. 

Modo de Transmissão


De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo  de pessoa a pessoa ou seja, qualquer pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família que tenha tido contato físico com o paciente ou tenha permanecido no mesmo local que o paciente doente (ex.: morado junto ou visitado). 

Fonte: http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/coronavirus.html

Como se prevenir do Coronavírus?


Fonte: https://www.riopreto.sp.gov.br

Está com viagem marcada e quer cancelar? Saiba o que fazer


O coronavírus se espalhou pelo mundo mudando a rotina e a vida de milhares de pessoas e um dos setores mais afetados até o momento é o turismo.

Pessoas que planejaram há meses e até anos a sua sonhada viagem está agora diante do caos tendo que mudar todos os planos realizados até agora e com medo de levar prejuízo diante de uma situação tão inesperada.


O que o Procon orienta?


De acordo com Procon-SP, o consumidor não é obrigado a expor sua saúde a riscos ao viajar para destinos onde poderá contrair o coronavírus, podendo optar por uma das alternativas:

– Adiar a viagem;
– Viajar para outro destino de mesmo valor;
– Obter a restituição da quantia já paga.

Outras possibilidades podem ser negociadas com a empresa, desde que seja uma alternativa que não prejudique o cliente e com a qual ele esteja de acordo. Caso o consumidor se sinta prejudicado em razão da postura adotada pela companhia, pode procurar o Procon-SP, que intermediará a negociação para tentar compor um acordo com a empresa.

“Mesmo as companhias não tendo culpa, a lei reconhece que a parte vulnerável da relação é o consumidor, de modo que é ele quem merece especial proteção”, explica o chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Não subestime a doença. Siga as orientações do Ministério da saúde. Lave sempre bem as mãos e use álcool em gel a 70%. Evite aglomerações e se puder fique em casa!