Conheça o Museu Chácara do Céu em Santa Teresa - Rio de Janeiro



Para quem acabou de conhecer o Parque das Ruínas em Santa Teresa e ainda está sedento de um passeio cultural para fechar a programação não pode perder um passeio super legal que está ali coladinho no Parque das Ruínas: o Museu Chácara do Céu.


* Museu Chácara do Céu, além de um acervo sensacional, possui ótimos jardins para passeio e uma vista incrível da cidade. Em destaque os Arcos da Lapa. *


Museu Chácara do Céu: História


Assim como Laurinda Santos Lobo antiga proprietária do Palacete Murtinho Nobre que deu origem ao Parque das Ruínas. A casa Museu Chácara do Céu era uma das antigas residências de Raimundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968): empresário e colecionador de obras de arte. O museu teve sua origem baseada em sua coleção particular com parte das obras herdada de seu pai, e outra parte adquirida por ele mesmo.

A casa possui estilo modernista clássico, com salas amplas e bem ventiladas e jardins bem cuidados. O charme da visita fica por conta das obras incríveis que podem ser apreciadas e sua decoração requintada e funcional.

A vista do jardim te leva diretamente para a Baía de Guanabara, podendo ser facilmente observados lá de cima também os incríveis Arcos da Lapa.


* Mesa completa posta no Museu Chácara do Céu: louça fina, rica e sofisticada para um jantar completo. *


Museu Chácara do Céu: Acervo


O acervo do museu se divide em setores:

- Arte Européia:  com pinturas, desenhos e gravuras de mestres europeus do porte de Matisse, Modigliani, Degas, Seurat e Miró;

- Arte Brasileira: concentrada na produção brasileira moderna, com nomes como Guignard, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Antonio Bandeira, Eliseu Visconti e Portinari;

- Coleção Brasiliana: com mapas antigos, pinturas e outras ilustrações da paisagem e dos tipos humanos no Brasil do século XIX, muitas realizadas por artistas viajantes como Rugendas, Chamberlain e Taunay, destacando-se mais de 500 originais de Jean-Baptiste Debret, adquiridos em Paris.

- Biblioteca: A biblioteca Castro Maya possui cerca de oito mil volumes entre livros de arte, literatura brasileira e europeia, e também algumas importantes publicações dos primeiros viajantes do século XIX: Maria Graham, Maximilian von Wied-Neuwied, Henry Chamberlain, William Gore Ouseley e Victor Frond.

Fonte: Wikipédia


* Biblioteca do Museu Chácara do Céu. *


Museu Chácara do Céu: Horários e Preço


Dias: Diariamente, exceto às terças-feiras, das 12h às 17h. 

Estacionamento: Gratuito no próprio museu.

Ingresso: R$ 2,00. Entrada franca às quartas.

Gratuidade: Menores de 12 anos, pessoas com mais de 65 anos, grupos escolares, professores e guias turísticos em serviço, membros do ICOM e da Associação dos Amigos do Museu.



Museu Chácara do Céu: Como Chegar


O Museu Chácara do Céu está localizado pertinho da estação Curvelo no bairro de Santa Teresa ao lado do Parque das Ruínas.

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 93  - Santa Teresa - Rio de Janeiro - RJ

Metrô e Ônibus: 

- Metrô carioca + Bonde de Santa Teresa
(saltar no Largo do Curvelo)

- Metrô carioca + Ônibus 006, 007 ou 014
(partindo do Castelo, saltar no Largo do Curvelo)

- Metrô glória + Serviço de vans
(Serviço de vans em frente do Banco Itaú. Saltar na Rua Dias de Barros, no Largo do Curvelo)