Reais, pesos ou doláres? Que moeda levar para o Chile?



Está programando uma viagem para Santiago no Chile e não sabe qual moeda levar? Está em dúvida entre levar dinheiro em espécie ou pagar tudinho no cartão? Essas são algumas dúvidas que pairam na cabeça de muitos viajantes de primeira viagem e turistas mais acostumados a pegar a estrada.

O peso chileno (código CLP) é a moeda oficial do Chile desde 1975. Assim como em outros países da América do Sul como: Argentina e Uruguai a moeda local é chamada de peso + a nacionalidade de origem: peso argentino, peso uruguaio e peso chileno.


Reais 


Levar reais em uma viagem a Santiago no Chile em espécie é a maneira mais fácil de pagar os seus custos de viagem já que não será necessária nenhuma conversão antes da viagem, encontrar moedas sulamericanas nas casas de câmbio aqui no Brasil não é tarefa muito fácil sendo necessário muitas vezes efetuar encomenda da soma desejada (saindo portanto, mais caro) já que praticamente todas as casas de câmbio aconselham a troca no local de destino. Caso viaje apenas com reais saiba que sua primeira conversão para pesos chilenas já será quando chegar a Santiago caso deseje se deslocar de ônibus ou metrô. Troque no aeroporto o mínimo possível para não perder muito dinheiro. O real no Chile, diferentemente da Argentina, raramente é aceito para pagamento em compras em lojas, táxi ou restaurantes.


Casas de Câmbio em Santiago


Caso você tenha leve todo o seu dinheiro em reais e queira efetuar o câmbio para pesos já em Santiago, a melhor opção onde você encontrará com variedade nos preços é na casas de câmbio da Rua Augustinas no centro de Santiago. Ali você terá várias opções e poderá efetuar o comparativo de qual casa está valorizando mais o seu dinheiro. Existem pequenas diferenças de valores entre uma e outra, mas caso o montante que você irá cambiar seja alto, faz toda a diferença na conta final então vale a pena passar a rua todinha primeiro e efetuar a sua pesquisa e só então efetuar a sua troca. Evite trocar dinheiro em shopping centers, aeroportos e pontos turísticos. São as piores cotações.



Dólares 


Os dólares são aceito em qualquer lugar do mundo então se você está pensando em levar a moeda americana para o Chile certamente encontrará facilidade na hora de cambiar. O problema de levar o dólar se dará nas perdas de conversão visto que você terá que trocá-lo duas vezes: aqui no Brasil de reais para dólar que se encontra com valores elevados e chegando ao Chile trocar o dólar pelos pesos. Faça cotações em sites especializados para calcular as perdas.


Cartão de Crédito


Para efetuar seus pagamentos no Chile você deverá ter um cartão de crédito internacional. O cartão se torna uma boa opção para o pagamento de despesas consideradas maiores como pagamento de restaurantes, hotéis, agências de viagem e supermercados que aceitam esta forma de pagamento, mas se quiser efetuar compras nas feiras de artesanato será mais fácil utilizado dinheiro. Quando utilizar o cartão não se esqueça que na fatura o valor que você gastou em pesos chilenos será convertido em dólar (e por isso estão sujeitas a variação cambial) e haverá inclusão do IOF.


Dica


- Caso sua viagem ao Chile tenha chegado ao fim e você não pretenda um retorno tão breve ao país, troque os pesos chilenos restantes por reais ou gaste nos supermercados e feiras de artesanatos para que possuem lindos trabalhos. As casa de câmbio não trocam as moedas então ou você gasta ou traz de souvenir para casa.

- Um real está valendo atualmente 200 a 250 pesos e os altos números fazem parecer que você tem muito dinheiro se decepcionando rapidamente quando começa a conferir os preços praticados no Chile e na primeira conta de conversão.

- Quem paga o hotel em dólar em dinheiro recebe desconto do pagamento do IVA diretamente no hotel. O desconto gira em torno de 19% do valor da reserva. Então leve pelo menos o valor completo dessa despesa em moeda norte americana.