Londres 38, Espaço de Mémorias da Ditadura - Santiago, Chile


Existem fatos e relatos na história de alguns povos e países que todos gostariam de apagar, arrancar da memória e esquecer. Mas é justamente o fato de não serem esquecidos que tornam estes fatos ainda mais dolorosos e por esse mesmo motivo precisam ser lembrados para que todos vejam onde determinadas atitudes podem levar as pessoas e para que tragédias não se repitam esses fatos precisam ser lembrados.


* Janela de um dos cômodos do Espaço de Memória Londres, 38. *

Londres 38, Espaço de Mémoria: História


A história de Londres 38 começa em setembro de 1973, quando a ditadura desapropria a propriedade de Jose Gutierrez, que tinha adquirido em nome do Partido Socialista. A partir de então sobre, por cerca de um ano, se tornou o endereço de um imóvel que foi utilizado pela Direção da Inteligência Nacional (DINA) como lugar de detenção e tortura de opositores da ditadura militar de Augusto Pinochet. O recinto se encontra localizado no centro da cidade de Santiago de Chile.

Em 12 de outubro de 2005, o recinto foi declarado Monumento Histórico do Chile, em solicitação do "Coletivo Londres 38". Em fevereiro de 2006, o Instituto O'Higginiano pôs o imóvel a venda, mediante um remate público, o que não pode materializar-se devido a ativa oposição das organizações de direitos humanos e das dificuldades que implica a venda de um Monumento Histórico. Em agosto de 2008 o Ministério de Bens Nacionais permutou o imóvel, passando às mãos do Estado.

* Cartaz na parede da casa de memória Londres, 38 em Santiago. *

A casa se tornou um espaço para a memória histórica, que recorda a história da repressão e dos detidos que passaram pelo imóvel de seus protagonistas e das experiências de luta e resistência relacionadas.

Os quartos deste memorial são simples, mostrando apenas citações, algumas imagens e sequências de filmagens. A sensação ruim após descobrir tudo que aconteceu lá é inevitável. Vale a pena uma visita e é de graça!

* Fotos na casa Londres, 38 Espaço de Memórias. *


Londres, 38: Visitas


Londres, 38 fornece dois tipos de visita.

- O primeiro é um passeio livre ou auto-guiada, onde as pessoas podem conhecer a casa com panfletos fornecidos na entrada e em outros espaços. Este tipo de visitas é desenvolvido a partir de terça-feira a sexta-feira de 10 a 13 horas e de 15 a 18 horas, e aos sábados, das 10 horas às 14 horas.

- O segundo modo corresponde às visitas dialogadas, a experiência acompanhado por um guia que dirige a casa ao lado dos visitantes que contam a história do lugar com um foco sobre a sua utilização como um centro de repressão da DINA em ditadura, nas características geracionais e militantes dos protagonistas desta história, as lutas de denúncia e recuperação da propriedade e o projeto atual como espaço de memória, também procurando abrir o diálogo, reflexão e discussão com as memórias de visitantes. Essas visitas são realizadas de terça a sexta-feira às 12 e 16 horas e aos sábados às 12 horas.



Londres, 38: Como Chegar


Endereço: Rua Londres, 38

Metrô: Existem duas estações próximas: Estação Universidad do Chile e Estação Santa Lucia

Horário: De terça a sexta: 10:00–13:00, 15:00–18:00 e Sábado: 10:00–14:00

Entrada: Gratuita