La Sebastiana a Casa Museu de Pablo Neruda em Valparaíso - Chile


La Sebastiana talvez seja o principal passeio de todos que visitam a bela cidade portuária de Valparaíso no Chile. Neruda procurava uma casa litorânea porque sentia necessidade de presenciar e viver o mar.

* A vista privilegiada de La Sebastiana para o mar de Valparaíso. *

"Eu sinto o cansaço de Santiago. Em Valparaíso quero encontrar uma casa para viver e escrever em paz. Mas deve possuir algumas condições. Não pode ser muito alta ou muito baixa. Deve solitária, mas não excessivamente. Vizinhos, espero não tê-los. Não quero ser visto ou ouvido. Original, mas não desconfortável. Nem muito grande nem muito pequena. Longe de tudo mas perto de mobilização. Independente, mas com o comércio nas proximidades. Também tem que ser muito barata. Você acha que eu posso encontrar uma casa assim em Valparaíso?"

Foi essa a casa que Pablo Neruda solicitou a seus amigos Sara Vial e Marie Martner. Parecia difícil encontrar uma casa que fosse ao encontro das aspirações do poeta, mas depois de muita pesquisa e trabalho duro eles encontraram uma grande casa situada na colina Flórida. Havia sido construída por Sebastián Collado um espanhol. Don Sebastian morreu em 1949 e a casa inacabada cheia de escadas foi abandonada por muitos anos.

* Quarto com colcha bordada e janelas claras de frente para o mar. *

Em três anos o poeta deixou a casa exatamente como queria. A decorou com fotos antigas do porto e um grande retrato de Walt Whitman. Colocou algumas janelas altas e o maior dos terraços tornou-se sala de jantar. 

A casa foi aberta em 18 de setembro 1961 com uma festa memorável. Cada um dos convidados também foi incluído em uma "lista de méritos inesquecíveis", onde a ajuda que eles deram para tirar esse trabalho áspero abandonado em destaque "La Sebastiana", como batizou Neruda em homenagem ao seu primeiro proprietário e construtor .

Por essa ocasião, ele escreveu o poema "La Sebastiana" , mais tarde no livro incluem plenos poderes. Em sua primeira parte, ele diz: "Eu defini a casa. / O primeiro ar fez. / Então eu subi no ar a bandeira / e deixei-a pendurada / o firmamento da estrela, / claridade e escuridão ... "

* Decoração da casa museu La Sebastiana em Valparaíso, Chile. *

A Neruda gostava de passar o Ano Novo em Valparaíso. "La Sebastiana" tinha uma vista privilegiado dos fogos de artifício tradicionais exibidos porto. Ele passou seu último ano novo entre 1972 e 1973.

A visita a Casa de Pablo Neruda nos leva a sua vida, seus hábitos e nos faz ter uma noção exata de como foi a vida do poeta pelos lugares por onde passou, os amores que viveu e os amigos que conheceu.

* Terraço com vista espetacular e espaçoso na antiga casa de Pablo Neruda em Valparaíso. *


Horário de Visitação


• Mar-dez: de terça a domingo das 10:00 às 18:00 hrs.
• Janeiro e fevereiro: de terça a domingo das 10:00 às 19:00 hrs.
• Fechado às segundas-feiras.


Valores


Admissão geral: $ 7.000 (sete mil pesos) por pessoa.
• Entrada preferencial: $ 2.500 para estudantes e chilenos com mais de 60 anos.

* Os estudantes estrangeiros devem apresentar International Student Credencial


Como Chegar:


• Ferrari 692, Valparaíso.

O Museo Casa La Sebastiana conta com sistema de guias de áudio incluído na taxa de admissão e está disponível em Inglês, Francês, Português, Alemão, Italiano e Espanhol.