Bosque do Papa - Curitiba


O Bosque do Papa é um encanto localizado ao lado do Museu Oscar Niemeyer (MON).Um lugar abençoado onde natureza e tradição se integram num cenário de beleza e harmonia. Me senti surpreendida fortemente com a belezura do lugar, um bosque que leva o nome de um Papa tão querido, mas que também homenageia toda a população polonesa imigrante na cidade.

O Bosque João Paulo II, inaugurado em dezembro de 1980, não só eternizou a passagem do Papa por Curitiba em junho de 1980 quando ele visitou a casa típica polonesa montada durante a solenidade no Estádio Couto Pereira, como presenteou a cidade com uma linda homenagem à colônia polonesa.

* Estátua em homenagem ao Papa João Paulo no Bosque do Papa, Curitiba - Paraná. *

Pelos caminhos internos do bosque, encontram-se 7 casas típicas polonesas em forma de aldeia, construídas no início da colonização polonesa na região de Curitiba por volta de 1878, e remontadas no bosque. As casas, feitas de troncos de pinheiro encaixados, abrigam a história e a cultura dos imigrantes. Na primeira casa, a mesma visitada pelo Papa, foi instalada a capela em homenagem à Virgem Negra de Czestchowa, padroeira da Polônia. Nas demais, pode-se conhecer os móveis e utensílios da época da primeira imigração, 1871, como a pipa de azedar repolho e ver de perto o Museu agrícola onde se destacam a carroça, o abanador de cereais, o amolador de pedra e outras ferramentas da época. Na trilha em meio ao bosque, encontra-se uma escultura do Papa João Paulo II e um monumento em homenagem a Nicolau Copérnico.

* Casinha polonesa no Bosque do Papa que vende artesanatos. *

O artesanato, à venda no local, permite a aquisição das famosas Pêssankas, ovos pintados à mão em filigranas para saudar a Páscoa. Nas festas pode-se experimentar os deliciosos pirogues (pasteizinhos com recheio de requeijão) e os saborosos doces e bolos da culinária polonesa.

O projeto do paisagista Burle Marx, que fiscalizou pessoalmente os trabalhos de limpeza do Bosque, teve como prioridade a preservação da mata nativa, além do plantio de novas mudas de pinheiros (Araucária angustifolia). Outro destaque são os plátanos (Platanus orientalis), com porte bem desenvolvido e introduzidos no local há dezenas de anos.

* Entrada do Bosque do Papa ao lado do MON em Curitiba. *

O "Bosque do Papa", assim conhecido pelos curitibanos proporciona uma viagem ao coração e à história de um povo, um obrigado e uma homenagem da cidade ao imigrante polonês.

Endereço: Rua Mateus Leme X Rua Wellington de Oliveira Viana

Horário de funcionamento: O Bosque é aberto todos os dias das 08 às 18 horas, porém o Memorial da Imigração Polonesa fecha nas segundas-feiras para conservação e limpeza.



Como Chegar:


Ônibus:

  • Mateus Leme - Linha 181

  • Vila Suíça - Linha 184

  • Abranches - Linha 189

  • Interbairro I - Linha 010 (descer próximo à Igreja do Divino Espírito Santo)