É o mais antigo parque municipal de Curitiba, criado por Alfredo D´Estragnolle Taunay quando presidente da antiga Província do Paraná foi inaugurado em 1886. Nasceu da drenagem de um terreno pantanoso e passou por várias transformações ao longo do tempo, tendo sido conhecido como Jardim Botânico.
Por ser um parque mais central da cidade certamente em algum dos seus passeios você passe por lá. Lá havia um zoológico, mas atualmente existem apenas poucas espécies e a maioria aves, o parque todo, apesar de bonito, parecia extremamente mal cuidado. Então vale a visita por lá caso esteja de passagem mesmo.
* Ponte sobre o lago no Passeio Público de Curitiba. *
Como Chegar:
Endereço: Rua Carlos Cavalcanti X Av. João Gualberto X Rua Presidente Faria - Curitiba
Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 06 às 20 horas
Praça 19 de Dezembro
Passando pelo Passeio Público não deixe de conferir também a Praça 19 de Dezembro, que fica ali pertinho, a praça é resultado da sua remodelação acontecida durante a segunda metade do século XX. O nome representa a data da Emancipação Política do Paraná em 19 de dezembro de 1853. O obelisco foi erguido em comemoração ao Centenário desta data, em 1953. O “Homem Nu”, de autoria de Erbo Stenzel, representa o Paraná emancipado, independente, caminhando com as próprias pernas e sem medo do futuro. A “Mulher Nua”, de autoria de Humberto Cozzo, que permaneceu nos fundos do Palácio Iguaçu até a década de 70, foi trazida para a praça a fim de complementar o conjunto e representar a Justiça. O biombo possui dois painéis, um de Poty Lazzarotto, em azulejos, representando a evolução política do Estado e o outro, de Erbo Stenzel, em alto relevo, representando os ciclos econômicos do Paraná.
* Estátua da Mulher Nua não estava originalmente planejada no projeto arquitetônico e foi posteriormente levada para a Praça 19 de Dezembro em Curitiba. *
Como Chegar:
Rua Barao do Serro Azul - Centro - Curitiba