Passeio Público e Praça 19 de Dezembro - Curitiba


É o mais antigo parque municipal de Curitiba, criado por Alfredo D´Estragnolle Taunay quando presidente da antiga Província do Paraná foi inaugurado em 1886. Nasceu da drenagem de um terreno pantanoso e passou por várias transformações ao longo do tempo, tendo sido conhecido como Jardim Botânico.


* Passeio Público em Curitiba, o parque mais antigo da cidade de Curitiba. *

Por ser um parque mais central da cidade certamente em algum dos seus passeios você passe por lá. Lá havia um zoológico, mas atualmente existem apenas poucas espécies e a maioria aves, o parque todo, apesar de bonito, parecia extremamente mal cuidado. Então vale a visita por lá caso esteja de passagem mesmo.


* Ponte sobre o lago no Passeio Público de Curitiba. *

Como Chegar:


Endereço: Rua Carlos Cavalcanti X Av. João Gualberto X Rua Presidente Faria - Curitiba

Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 06 às 20 horas


* Estátua do Homem Nu localizada na Praça 19 de Dezembro pertinho do Passeio Público em Curitiba. *


Praça 19 de Dezembro


Passando pelo Passeio Público não deixe de conferir também a Praça 19 de Dezembro, que fica ali pertinho, a praça é resultado da sua remodelação acontecida durante a segunda metade do século XX. O nome representa a data da Emancipação Política do Paraná em 19 de dezembro de 1853. O obelisco foi erguido em comemoração ao Centenário desta data, em 1953. O “Homem Nu”, de autoria de Erbo Stenzel, representa o Paraná emancipado, independente, caminhando com as próprias pernas e sem medo do futuro. A “Mulher Nua”, de autoria de Humberto Cozzo, que permaneceu nos fundos do Palácio Iguaçu até a década de 70, foi trazida para a praça a fim de complementar o conjunto e representar a Justiça. O biombo possui dois painéis, um de Poty Lazzarotto, em azulejos, representando a evolução política do Estado e o outro, de Erbo Stenzel, em alto relevo, representando os ciclos econômicos do Paraná.


* Estátua da Mulher Nua não estava originalmente planejada no projeto arquitetônico e foi posteriormente levada para a Praça 19 de Dezembro em Curitiba. *

Como Chegar:


Rua Barao do Serro Azul - Centro - Curitiba