Parque Tingui - Curitiba



Parque Tingui foi inaugurado em 1994 com 380 mil m² de área, às margens do rio Barigui. Possui lagos, pontes de madeira cobertas, parque infantil, ciclovia e bastante área verde. Uma ótima opção de lazer em Curitiba.

O Memorial Ucraniano é uma das principais atrações do Parque Tingui onde está implantada a réplica de uma igreja ucraniana onde são realizados eventos culturais e exposições. No Memorial pode-se encontrar loja, palco, portal, mirante, monumento em forma de "pêssanka" (ovos pintados à mão em filigranas para saudar a Páscoa) e campanário, baseados no estilo que caracterizam as construções da Ucrânia, de caráter histórico/cultural, homenagem à influência da cultura ucraniana na história de Curitiba.



O nome do Parque é uma homenagem aos índios tinguis que habitavam a região por época de sua colonização pelos portugueses. Uma estátua representando o cacique Tindiquera, da tribo Tingui, está colocada na entrada do Parque. Os índios tinguis cooperavam e prestavam serviços para os colonizadores europeus.

Fica nos bairros São João e Cascatinha, na margem direita do Rio Barigui.



Como chegar:


Ônibus:


Algumas linhas de ônibus passam a cerca de 300 metros da entrada do parque. São as seguintes:

- Raposo Tavares

- Bracatinga

- Fredolin Wolf

Todas essa linhas partem da Travessa Nestor de Castro, próximo a Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

- A Linha Turismo faz parada em frente ao Memorial Ucraniano.




Horário:


O Memorial Ucraniano funciona de terça a domingo das 10 às 18 horas.

A loja de artesanato em anexo ao Memorial Ucraniano mantém o mesmo horário.

O restante do parque fica aberto ininterruptamente.