Mesquita Islâmica - Foz do Iguaçu



Inaugurada oficialmente no dia 23 de março de 1983 a Mesquita Islâmica de Foz do Iguaçu  leva o nome de Omar Ibn Al-Khatab. Foz do Iguaçu é uma cidade conhecida por sua miscigenação, por suas diversas culturas e a cultura muçulmana compõem esse cenário na cidade e na região da tríplice fronteira. 

Muitos turistas passam pelo local afim de querer saber como funciona a cultura islã. Por mês, a mesquita recebe aproximadamente cinco mil turistas. Mas para conhecer essa cultura tão interessante é preciso que o visitante também participe da cultura deles, seguindo algumas regras antes de entrar na mesquita.

As mulheres devem cobrir os cabelos e ombros com os véus, que são disponibilizados logo na entrada do salão. Por ser um local sagrado é preciso ter muito respeito, por isso as mulheres não devem comparecer com usando roupas curtas ao local.


* Entrada da Mesquista Islâmica em Foz do Iguaçu. Mulheres devem cobrir os cabelos e ombros com um véu branco disponibilizado na entrada. *

A área construída é de 600 m² e possui uma sala oval de aproximadamente 400m². Sua orientação é dada pelo Mihrab, feito na parede posterior da Mesquita e indicativo da direção da Cidade Santa de Meca, para onde volta a face o muçulmano em oração.

A Mesquita de Foz do Iguaçu é um templo suntuoso, com um interior de incrível beleza. É ornamentada com arabescos, figuras geométricas em desenhos perfeitos e unificados. A arte é abstrata e a arquitetura, de caráter religioso em sua maior parte. Chama a atenção os minaretes, torres que circundam a Mesquita. Primorosas, apesar de sua função específica ter sido sempre a de um lugar alto onde ressoava cinco vezes por dia o chamado à oração, as torres têm também outras funções, sendo a mais importante a de sinal luminoso.

* Corredor externo da Mesquita Islâmica de Foz do Iguaçu, mais um passeio com entrada gratuita na cidade. *


Mesquita Islâmica - Como chegar:


Endereço: Rua Meca, 599 - Jardim Central

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30 e Sábado, das 9h às 11h30.

Entrada: Grátis

Ônibus: Dá para chegar facilmente com o transporte público pegando ônibus no terminal onde partem diversos ônibus que passam na Avenida Juscelino Kubitscheck (placas para Itaipu/Ecomuseu/Templo Budista/Paraguai) e descer na frente do ponto do supermercado Big e caminhar até lá.