Dica de Filme: Antes do Amanhecer



* Poster do filme: Antes do Amanhecer. *

Já que não podemos viajar, bora falar de filme que inspira viagens e sonhar né!!! A dica de hoje é o primeiro filme de uma trilogia que já está na história do cinema.



* Celine e Jesse: Que casal! *

Sinopse:


Ontem estranhos, hoje, inseparáveis almas gêmeas. Mas eles terão que se separar em poucas horas. Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy), dois jovens nos seus vinte e poucos anos, se encontram num trem na Europa, se identificam imediatamente e decidem explorar Viena juntos. As pessoas, lugares e os atraentes mistérios da cidade tornam-se seu novo itinerário. O amor é o seu destino. No caminho, eles compartilham suas esperanças, piadas, sonhos, preocupações e admiração.  Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar o máximo o pouco tempo que lhes resta. É um dia para durar em suas memórias. E uma homenagem aos amores eternos. 

* Jesse e Celine na estação de trem: Bora dar uma fugidinha. *

Ficha Técnica:


Título em Inglês: Before Sunrise
Ano de lançamento: 1995
Diretor(a): Richard Linklater
Duração: 100 minutos
Gênero: Drama, romance
Países de Origem: Estados Unidos da América, Áustria e Suíça

Elenco:

Ethan Hawke: Jesse
Julie Delpy: Celine

Antes do Amanhecer: Resenha


Quem nunca sonhou em conhecer um grande amor numa viagem de trem pela Europa que pode ser trivial para quem mora lá, mas que para nós aqui do outro lado do oceano é algo tão exótico. Dois jovens se conhecem por acaso num vagão de trem e a sintonia logo fica evidente. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará ao Estados Unidos, mas Jesse convence Celine a descer do trem em Viena com ele e juntos passeiam por essa cidade incrível passando por cartões postais que logo viraram passeios desejo como a roda gigante do parque de diversões. Acompanhe uma tarde linda e uma noite sem fim de passeios, planos, sintonia e descobertas de um amor que poderia ser eterno senão morassem em continentes diferentes. Será que eles vão voltar a se encontrar? Será que esse amor vai durar apenas uma noite?


* Jesse e Celine pelas ruas de Viena em Antes do Amanhecer. *


Antes do Amanhecer: A história real que inspirou o filme

"Antes do Amanhecer" foi inspirado numa história real vivida pelo diretor Richard Linklater.

Linklater conheceu Amy Lehrhaupt em 1989, quando visitava a irmã na Filadélfia. Aos 29 anos, ele havia acabado de filmar Slacker e ficaria um dia na cidade antes de voltar para Nova York. Os dois se conheceram numa loja de brinquedos e passaram a noite juntos, de meia noite às seis da manhã, conversando sobre arte, sobre a vida e tudo mais.

Ao contrário do que aconteceu com Jesse e Céline, Richard e Amy chegaram a trocar telefones e conversaram após o primeiro encontro, mas o fato de morarem distantes fez com que decidissem resumir a relação deles àquela noite inesquecível.

Linklater acabou engatando um outro relacionamento, que durou aproximadamente dois anos. Então, decidiu contar a história deles - ficcionalizada - nos cinemas com Antes do Amanhecer (1995). O diretor revelou que sonhou que Amy fosse de surpresa na pré-estreia do filme e o procurasse ao ver a história deles em cena. Curiosamente, na continuação Antes do Pôr-do-Sol (2004), Céline vai procurar Jesse em um lançamento de seu livro, em Paris.

Por vários anos, o diretor foi sucinto ao falar sobre a inspiração para o romance, até porque não havia tido mais notícias de Amy. Até 2010, quando Linklater descobriu que Amy havia falecido em um acidente de moto antes aos 24 anos, em 1994, pouco antes do lançamento do primeiro filme.

Quem fica até o final dos créditos de Antes da Meia-Noite, terceiro filme da franquia, pode ver uma dedicatória ao nome de Amy. Lindo. E triste, é claro.

Fonte: adorocinema.com

Onde assistir: Tem no Youtube completo para alugar ou comprar. Tem no TelecinePlay e no Now.

* Trailer legendado de "Antes do Amanhecer". *