5 Parques em São Paulo

* Parque do Ibirapuera em São Paulo, é um dos cartões postais da cidade e um dos lugares mais frequentados pelos paulistanos para a prática de atividades físicas. *


Tá em São Paulo e está em busca de lugares para curtir a vida ao ar livre e respirar ar puro? Vem conferir algumas dicas para conhecer:


1 - Ibirapuera


O Parque Ibirapuera é um parque localizado na cidade de São Paulo e um dos mais visitado da América Latina, além de ser um dos locais mais fotografados do mundo.

Inaugurado em 1954 com uma área de 158 hectares (390 acres), entre as avenidas Pedro Álvares Cabral, República do Líbano e IV Centenário, o Parque Ibirapuera é um parque tombado e patrimônio histórico de São Paulo. Seus jardins foram desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes, após o conceito e anteprojeto do paisagista Roberto Burle Marx, a quem foram inicialmente encomendados, encontrarem resistência para sua efetiva realização.

O parque além de uma enorme área verde também conta com construções históricas como os pavilhões que abrigam museus, o auditório, marquise entre outras que foram concebidas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.


Como chegar ao Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera está localizado na zona sul de São Paulo. A poucos quilômetros do centro e do aeroporto de Congonhas. A região é atendida por diversas linhas de ônibus (ônibus 5175-10, 5178-10, 5185-10, 5300-10, 5630-10, – 709A-10 – consulte a SPTrans).

De metrô de São Paulo também é possível chegar, apesar da distância. A  estação mais próxima é a estação AACD – Servidor, da Linha 5 – Lilás, cerca de 1 km. A Linha Lilás faz interligação com a Linha 1 Azul na estação Santa Cruz e com a Linha 2 Verde na estação Klabin. 

* Parque Estadual Villa-Lobos em São Paulo. * Foto: Reprodução Internet: saopaulo.sp.gov.br *


2- Parque Villa-Lobos 


O Parque Estadual Villa-Lobos é um parque público, localizado em Alto de Pinheiros, às margens do rio Pinheiros, na cidade de São Paulo. Inaugurado no final de 1994, o parque foi originalmente concebido para ser um oásis musical – uma homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos, mas hoje é muito procurado para caminhadas e passeios de bicicletas. Por ser um parque de segunda geração, concebidos com a intenção de conceituar o tempo livre de lazer das populações urbanas como um tempo de cultura e de conhecimento, o Villa-Lobos é proposto como um parque temático musical, moderno e contemporâneo, contendo, além das áreas verdes, equipamentos destinados ao sensível conhecimento da música.


Como chegar ao Parque Villa-Lobos 

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP – CEP: 05461-010
Telefone: (11) 2683-6302
Funcionamento: De segunda a segunda das 5h30 às 19h

Metrô
Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) – CPTM, sentido Grajaú.
Desembarque na Estação Vila Lobos – Jaguaré

* Parque Água Branca em São Paulo. Foto: Reprodução Internet. *


3 - Parque Água Branca


O Parque Estadual da Água Branca está localizado no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo. O local possui 136.765.41m², e fica na Avenida Francisco Matarazzo no bairro da Água Branca. O Parque começou as ser formado em 1905 e foi inaugurado em 2 de junho de 1929. O parque foi tombado em 1996 pelo Condephaat como patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico do estado de São Paulo, e em 2004 pelo CONPRESP, por seu valor histórico, arquitetônico e paisagístico-ambiental.

Como chegar ao Parque Água Branca

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455
Barra Funda – São Paulo – SP – CEP: 05001-900

Telefone: (11) 3803-4200
Funcionamento: De segunda a segunda, das 6 às 20h 

Ônibus
Para chegar ao local há várias linhas de Ônibus, entre as quais a 8615-10 - Pq. D. Pedro II - Pq. da Lapa, 8000-1 - Terminal Lapa - Praça Ramos e 874T-10 - Ipiranga - Lapa, entre outras.

* Parque Burlle Max em São Paulo. Foto: Reprodução Internet: São Paulo Bairros. *


4 - Parque Burle Max


O Parque Burle Marx é um parque localizado na região Sul da cidade de São Paulo, no Brasil. O Parque Burle Marx tem uma proposta mais contemplativa e não apenas de lazer e diversão e tem a importante função de preservar um trecho do que restou da Mata Atlântica paulista, assim como ocorre nos parques do Carmo e Anhanguera.

Foi inaugurado em 1995. Com uma área aproximada de 138 mil metros quadrados, o parque conta com áreas de trilha (sendo três de diferentes tamanhos e dificuldades), o Bosque das Jabuticabeiras, a Região dos Lagos, um grande gramado central, playground, horta comunitária, estação de compostagem, espaço para piquenique e eventos, e algumas construções importantes para a história e a arquitetura nacionais, como a Casa de Taipa e Pilão, utilizada pelo “Ciclo Bandeirista”, e o Jardim Burle Marx — que é uma das principais atrações.

Como chegar ao Parque Burle Max

Endereço: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 - Vila Andrade - São Paulo, SP - CEP 05707-400
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 7h às 19h | Entrada gratuita

Metrô/Trem
A estação mais próxima é a Giovanni Gronchi (Linha 5 - Lilás do metrô), distante a 25 minutos de caminhada. 

Ônibus
Principais linhas: 6291-10, 637A-10, 677A-10, 807P-10 
Pontos mais próximos: na Marginal Pinheiros (em frente ao McDonald’s) e na Rua Dep. Laércio Corte, 1200 (em frente as torres de condomínios residenciais).

* Parque Trianon em São Paulo. Foto: Reprodução Internet - Áreas Verdes Cidades. *

5 - Parque Trianon


O Parque Trianon ou Parque do Trianon, foi inaugurado no dia 3 de abril de 1892 na cidade de São Paulo, um ano após a abertura da Avenida Paulista. Foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon e inaugurado pelo inglês Barry Parker. O nome Trianon foi dado por conta da existência do Restaurante Trianon inaugurado em 10 de junho de 1916 nas dependências do Belvedere da Paulista localizado em frente ao parque, onde hoje está situado o Museu de Arte de São Paulo. O proprietário do elegante "Bar e Restaurante" escolheu o nome que provém do Palacete Grand Trianon em Versáilles, que foi propriedade de Maria Antonieta, pela semelhança das construções. 

O Parque foi comprado pela Prefeitura com auxílio financeiro da Câmara Municipal, em 1911. Em 1931 recebeu sua denominação atual em homenagem a um dos heróis da Revolução do forte de Copacabana, na Revolta Tenentista de 1924, o Tenente Anttônio de Siqueira Campos.

Aberto todos os dias da semana, das 6:00 até as 18:00, o parque conta com playgrounds, aparelhos de ginástica e a "Trilha do Fauno", nome dado devido à presença da escultura "Fauno" do artista Victor Brecheret e da escultura "Aretusta" de Francisco Leopoldo.

Como chegar ao Parque Triannon

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949, Cerqueira César
Funcionamento: 6h às 18h
Telefones: (11) 3289-2160

Ônibus
Há várias linhas,  como a 106A-10 – Metrô Santana – Itaim Bibi, 175P-10 – Edu Chaves – Ana Rosa, 478P-10 – Sacomã – Pompéia, 508L-10 – Term.Princ. Isabel – Aclimação (circular) e 577T-10 – Jd. Miriam – Vila Gomes. 
Metrô 
Desça na Estação Trianon-Masp (Linha 2 Verde)